Exibição seguida de Debate do filme “Precisamos falar sobre o Kevin”

10/05/2013 08:00

O Projeto Cinema Mundo exibe na quinta-feira, 16 de maio, Precisamos falar sobre o Kevin (We need to talk about Kevin,  Lynne Ramsay, 2011), filme roteirizado e dirigido por Lynne Ramsay.  A sessão acontecerá às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. Marcio Markendorf , o debatedor desta ocasião, é doutor em literatura pela UFSC, e atualmente leciona no curso de cinema desta mesma universidade.

Entrada Franca.

Sobre o filme

Eva (Tilda Swinton) mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temorosa, evitando as pessoas. O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin (John C. Reilly), com quem teve dois filhos: Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) e Lucy (Ursula Parker). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.

Curiosidades

Em sua exibição no Festival de Cannes, em 2011, o filme chocou a platéia com as cenas de seu pesado tema sobre violência na escola; Kevin, de fato, mostra instintos assassinos desde sua mais tenra idade. O filme também conquistou alguns prêmios, tanto no Globo de Ouro como no próprio Cannes. O filme foi adaptado do romance homônimo de Lionel Shriver lançado em 2003.