Exibição seguida de Debate do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”

03/06/2013 19:18

 

O Projeto Cinema Mundo exibe na quinta-feira, 6 de junho, O fabuloso destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d’Amélie Poulain, 2001) , filme  dirigido e roteirizado por Jean Pierre-Jeunet.  A sessão acontecerá às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. A debatedora desta ocasião será Izabela Liz Schlindwein, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, vinculada ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) do Laboratório de Antropologia Social da UFSC.

A entrada é franca.

 

Sobre o filme

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo  e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Produção: Áustria/França, 2001.

 

Curiosidades

Jean-Pierre Jeunet, roteirista e diretor, começou a selecionar dados e memórias, que compuseram o roteiro do longa, em 1974.

A personagem Amélie foi criada para a atriz Emily Watson, que, inclusive, gravaria algumas cenas na Inglaterra. Durante a produção, a atriz preferiu deixar o projeto.