Exibição seguida de Debate do filme “Pequena Miss Sunshine”

28/06/2013 08:00

O Projeto Cinema Mundo exibe na quinta-feira, 04 de julho, Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, 2006) , filme do casal de diretores estadunidenses Jonathan Dayton e Valerie Faris.  A sessão acontecerá às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. A debatedora desta ocasião será  Tânia Regina Oliveira Ramos, doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e integrante da Coordenação Geral da Revista de Estudos Feministas. Tânia  é professora de Literatura Brasileira no Curso de Letras da UFSC.

A entrada é franca.

Sobre o filme

Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.

Produção: Estados Unidos.

Curiosidades

Mesmo tendo demorado 5 anos para ser produzido devido a diversos problemas financeiros, o filme foi indicado ao Oscar em 4 categorias, vencendo em: Melhor Ator Coadjuvante, com Alan Arkin; e Melhor Roteiro Original. O filme é uma comédia que se destaca pelo humor negro, ou seja, faz humor baseando-se em temas que costumam ser abordados de forma séria e respeitosa. Pequena Miss Sunshine entra em temas interessantes, como pobreza, auto-ajuda, suicídio, drogas, beleza e homossexualismo.