Exibição seguida de Debate do filme “Tomboy”

27/06/2013 14:24

O Projeto Cinema Mundo exibe na quinta-feira, 27 de junho, Tomboy (Tomboy, 2011) , filme da jovem diretora e roteirista francesa Céline Sciamma.  A sessão acontecerá às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. A debatedor desta ocasião será Cristiano Mello de Oliveira, doutorando em Literatura pela UFSC. Cristiano é colunista cultural em um jornal local e escritor de ensaios e críticas literárias. Atualmente desenvolve pesquisa nos temas de: Crônicas de viagens, Mário de Andrade, Lima Barreto, Literatura e História, e Romance contemporâneo.

A entrada é franca.

Sobre o Filme

Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.

Produção: França

Curiosidades

A coordenação do Cinema Mundo escolheu esse filme, justamente por ele ser muito parecido com “Minha vida em cor-de-rosa”, na temática que aborda: a transsexualidade. Só que nesse caso, é ao contrário, uma menina que se vê como menino.   Percerbe-se a clareza da diretora em retratar os desafios que alguns adolescentes tem para encontrar a sua identidade sexual, e principalmente serem aceitos e aceitarem-se. Finalmente é importante destacar os belíssimos roteiro, trilha sonora, e a atuação brilhante de Zóe Héran.