Projeto Cinema Mundo faz exibição comentada de “Doméstica”

13/09/2017 20:59

Na próxima semana, dia 21 de setembro (quinta-feira), o Projeto Cinema Mundo/UFSC dará continuidade a sua mostra de filmes de Cinema Brasileiro Contemporâneo apresentando o documentário “Doméstica” (2012), de Gabriel Mascaro.

A sessão, de entrada franca, acontece às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC e conta com os comentários de Karine Joulie e Diogo Oliveira.

O documentário de Gabriel Mascaro investiga o trabalho das domésticas e suas relações. Na produção, sete adolescentes assumiram a missão de registrar, por uma semana, facetas de sua empregada doméstica e, em seguida, entregar o material bruto para o diretor organizar um filme com as imagens captadas. Entre o choque de intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar, transformando-se em um potente ensaio sobre afeto e trabalho.

Sobre xs comentaristas:

Karine Joulie é bacharel em Cinema e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, ambas formações pela UFSC. Pesquisa e trabalha com as possíveis interlocuções entre essas duas áreas. É produtora cultural com experiência na realização de projetos para a infância. Atuou também como diretora, assistente de direção e produtora em diversos curtas-metragens.

Diogo Oliveira é guarujaense por nascimento, mas mora em Florianópolis há quase uma década. É formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente faz mestrado em Relações Internacionais pela mesma instituição. Dedica seus estudos e pesquisas ao tema referente às conformações da economia brasileira e da América Latina. Tem desenvolvido pesquisa sobre o Governo Lula (2003-2010) e as relações de forças sociais que deram sustentação ao pacto de poder de seus dois mandatos, com especial ênfase para a participação do agronegócio.