Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “Brazil: o filme”

26/04/2018 21:10

 

Continuando com mais uma sessão da temática “Distopias“, o Projeto Cinema Mundo/UFSC irá exibir na próxima quinta-feira, dia 03/05, a ficção cientifica ‘’Brazil: o filme’’ (Brazil, 1985, Reino Unido/Estados Unidos), dirigida por Terry Gilliam.

Seguindo uma linha de filmes que exploram as possibilidades de uma suposta sociedade futura, formada pela perpetuação dos valores e costumes da modernidade, mas se enveredando para uma comédia explícita no melhor estilo ‘’non-sense’’, ‘’Brazil – O Filme’’ ainda consegue manter em sua narrativa um teor de tragédia e crítica social que dialoga com questões dos dias atuais. Tendo um grande orçamento para a época, cerca de 15 milhões de dólares, o filme foi considerado um fracasso, tendo arrecadado apenas metade de seu valor. Apesar disso ‘’Brazil’’ acabou se tornando um ‘’Filme de Culto’’ com o passar dos anos.

A sessão, de entrada franca, acontecerá às 18h30 no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Giovanny Noceti e Dirce Waltrick de Amarante.

Sinopse:

Sam Lowry (Jonathan Pryce) vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado, que lida com o terrorismo, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo pela permanência na prisão. Em meio a este mundo opressivo, Sam acaba se apaixonando por Jill (Kim Greist), uma terrorista.

Sobre os comentaristas:

Giovanny Noceti Viana:

Professor de História da rede pública estadual de Santa Catarina. No mestrado, estudou a educação das milícias juvenis da Ação Integralista Brasileira. Atualmente, desenvolve trabalhos em sala de aula com ênfase em fontes históricas mediadas por tecnologias educacionais.

Dirce Waltrick do Amarante:

Ensaísta, tradutora e escritora. Professora do Curso de Artes Cênicas da UFSC e do Curso de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (UFSC).