Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “Fahrenheit 451″

11/05/2018 17:59

Dando continuidade a temática “Distopias“, o Projeto Cinema Mundo exibe ”Fahrenheit 451” (1966, Reino Unido) na próxima quinta-feira (17/05) às 18:30h. A sessão, de entrada franca, contará com os comentários de Elisa Delfini e José Carlos Mariano.

Além de ser um clássico na literatura escrito por Ray Bradbury, a sua adaptação para o cinema foi dirigida por François Truffaut, um dos integrantes da Nouvelle Vague, movimento francês responsável por uma série de inovações no cinema, se opondo muitas vezes aos filmes mais comerciais da época. A trilha sonora é de Bernard Herrmann, compositor favorito de Alfred Hitchcock. O filme foi indicado ao premio Leão de Ouro no festival de Veneza, e também ao BAFTA e ao Hugo.

Sinopse:
Na sociedade distópica desse filme, os bombeiros são imcumbidos de incendiar, não de apagar o fogo. As casas são à prova de incendios, e os objetos que bombeiros incineram são os instrumentos mais perigosos em uma sociedade controlada por um governo autoritário: os livros. O herói da trama é um homem alienado, que após conhecer Clarisse, perde o desejo de colaborar com seu trabalho no corpo de bombeiros, pois sente que talvez os livros possam falar algo a ele que está silenciado a sua volta.

Sobre os comentaristas:

Elisa Cristina Delfini Correa:

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestre e doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina e docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação.

José Carlos Mariano do Carmo:

Doutor em teoria literária e mestre em literatura brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor universitário.