Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “Ghost in the shell”

27/06/2018 20:35

Encerrando as exibições do semestre, o Projeto Cinema Mundo exibe em sua próxima sessão o anime “Ghost in the shell” (Kôkaku Kidôtai, 1995, Japão/Reino Unido), dirigido por Mamoru Oshii e baseado no mangá homônimo de Masamune Shirow.

A sessão, com entrada franca, acontece dia 05/07 (quinta-feira) às 18:30h no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Nathan Luchina e Ana Furtado.

A história se passa em 2029, na cidade de Kobe, Japão.  Nesse futuro distópico há personagens que se transfundiram com a tecnologia colocando aparelhos em seus corpos, o que os deixa vulneráveis a ataques de Hackers, que podem acessar o sistema desses aparelhos. No filme são narradas as histórias do Esquadrão Shell, uma unidade do serviço secreto incumbida de impedir crimes e ações terroristas de hackers. Os mais ativos do Esquadrão são Bateau e Togusa, liderados por Motoko, a personagem principal. Major Motoko Kusanagi, tem de humana apenas a alma (o que pode ser traduzido como fantasma, ou ghost, em inglês), e muito pouco de seu antigo corpo, agora mecânico. Como um robô, sua estrutura é forte e ágil, e lhe permite até mesmo se camuflar no ambiente. O filme teve diversas continuações e também um remake hollywoodiano de 2017, onde Scarlett Johansson interpreta a personagem Major Motoko Kusanagi.

Ana Furtado

Bacharela em Cinema pela UFSC com pesquisa em cultura visual japonesa, especificamente sobre análise fílmica no campo do anime. Atualmente pretende, no exterior, estender a pesquisa à interação entre a estética da animação shoujo/shounen dos anos 80-90 e as questões socioeconômicas que afetavam as suas produções.

Nathan Luiz Luchina

Graduando em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente trabalha no mercado audiovisual como assistente de direção e editor de imagem. Estreou na direção com o curta-metragem “Sob o Signo do Escorpião”, realizado em conjunto com demais colegas de curso, recentemente premiado como Melhor Filme de Ficção no Festival Assimetria 2018