Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “RoboCop”

09/08/2018 21:06

O Projeto Cinema Mundo retorna para mais um semestre de exibições comentadas e, continuando com a temática “Distopias“, exibe na próxima quinta-feira, dia 16/08, o filme “RoboCop: o policial do futuro’’ (RoboCop, Estados Unidos, 1987), dirigido por Paul Verhoeven.

A sessão, de entrada franca, acontecerá às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Peterson Silva e Rafaela Elaine Barbosa.

Na Detroit do futuro, dominada por sádicos criminosos, a polícia foi privatizada e não consegue deter a alta criminalidade. A multinacional ‘’OCP’’ pretende substituir os policiais humanos por ciborgues, e aproveita o cadáver do policial Murphy, executado por uma quadrilha, para criar ‘’RoboCop’’ – um misto de máquina e homem a serviço da justiça. Mas as memórias de Murphy, que deveriam ter sido apagadas, ressurgem, e com elas o desejo de vingar-se de seus assassinos.

Peterson Roberto da Silva

Doutorando em Sociologia Política pela UFSC, estuda teoria política anarquista e é também tradutor e autor independente de ficção, com “A Aliança dos Castelos Ocultos” (2013) e “A Guerra da União” (2015).

Rafaela Elaine Barbosa

Licenciada em Letras/ Português pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP/PR, possui especialização em Educação a Distância pela Faculdade Senac de Tecnologia – Florianópolis/SC e mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente cursa o doutorado em Literatura (PPGLIT) também na Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa sobre as representações femininas na Literatura e nos videogames. É integrante do núcleo de pesquisa ‘’Literatual’’. Atua como professora e designer educacional.