Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “1984”

19/09/2018 20:31

O Projeto Cinema Mundo continua sua temática distópica exibindo o filme “1984” (Nineteen Eighty-Four, Reino Unido, 1984), dirigido por Michael Radford e baseado na clássica obra de George Orwell.  A sessão, de entrada franca, acontecerá no dia 27/09 (quinta-feira), às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de José Claudio Morelli Matos e Clélia Mello.

Londres, 1984.  O Reino Unido está sob um regime repressivo, controlado com mão de ferro pelo partido. Há em todo lugar telas de TV, que servem como os olhos do governo para saber o que os cidadãos fazem. Winston Smith (John Hurt) vive sozinho e trabalha para um dos departamentos do governo, manipulando informações de forma que as notícias sejam positivas para a população. Até que um dia, ele passa a se interessar por uma colega, Julia (Suzanna Hamilton), que o leva até os arredores da cidade. Eles passam a ter um relacionamento, algo proibido pelo partido, que deseja eliminar a libido na população. Numa sociedade monitorada de perto, não há como escapar do Grande Irmão.

José Claudio Morelli Matos

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina e professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina, na cadeira de Filosofia da Educação. Tem experiência na área de Teoria do Conhecimento e Ética. Desenvolve projetos de pesquisa sobre a filosofia de John Dewey e já desenvolveu estudos sobre as obras de George Orwell.

Clélia Maria Lima de Mello e Campigotto

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Paraíba , mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina.