Projeto Cinema Mundo realiza sessão comentada de “Nausicaä”

04/10/2018 17:02

 

Projeto Cinema Mundo continua sua temática distópica exibindo o filme “Nausicaä do Vale do Vento” (Kaze no Tani no Nausicaä, 1984, Japão/EUA), dirigido por Hayo Miyazaki e baseado no mangá homônimo.  A sessão, de entrada franca, é comemorativa dos 6 anos do projeto de extensão e acontecerá no dia 11/10 (quinta-feira), às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Gisele Orgado e Leandro Rodrigues.

Sinopse

Nausicaä é a liderança de um mundo pós apocalíptico, destruído pela guerra e tomado pela poluição. O Vale do Vento, lugar onde nasceu a protagonista, é uma das poucas áreas da terra protegida pelos males desse mundo, povoado por insetos gigantes e intoxicado por um fungo que emite gases poluentes, o que faz Nausicaä se sentir responsável pela proteção da natureza. A partir da descoberta de uma arma de guerra remanescente, o reino vizinho de Torumekia pretende assegurar a supremacia exterminando os Ohmus, espécie guardiã das florestas, fazendo com que a deplorável situação ecológica se agrave. A missão de Nausicaä é das mais heróicas, trazer a união dos povos e lembrar do quão necessária é a preservação da vida em tempos sombrios.

Sobre os comentaristas

Gisele Tyba Mayrink Redondo Orgado

Graduada em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), no Rio de Janeiro. Graduada em Licenciatura em Letras-Inglês na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2017). Mestrado (2010) e Doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução pela UFSC. Atua como Pesquisadora sobre os Estudos Japoneses no Brasil, nas áreas de língua, literatura e cultura japonesa, pela Fundação Japão, desde 2011.

Leandro Luís Rodrigues

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela UFSC, com iniciação científica em Biotecnologia Vegetal. Especialista em Neuropsicopedagogia e bacharelando em Psicologia no Centro de Ensino Superior Estácio de Sá. Atuou significativamente em Epidemiologia e Saúde Pública como Supervisor Estadual do Programa de Controle da Dengue. Atualmente docente do SENAI, atuando em cursos técnicos e suporte pedagógico da unidade como Especialista de Ensino. Tem formação em Acompanhamento Terapêutico e Terapia Dialógica, já trabalhou como AT e tutor de jovens com transtornos neurobiológicos. Bilíngue, com experiência como Instrutor de Inglês. Também experiente em ensino de Biologia para ensino médio e EJA. Apreciador de animes, séries e super heróis.