Projeto Cinema Mundo realiza sessão comentada de “Mary e Max – Uma Amizade Diferente”

25/04/2019 15:53

A próxima sessão do Projeto Cinema Mundo terá a exibição de Mary e Max – Uma Amizade Diferente (Mary and Max, 2009), filme australiano baseado em uma história real dirigido por Adam Elliot.

A exibição acontece dia 02 de maio, quinta-feira, às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária. Entrada franca. Os comentários são de Cíntia Teixeira dos Santos e Erik Dorff Schmitz.

Sinopse

Mary tem 8 anos, uma mancha de nascença na testa e vive no subúrbio de Melbourne, na Austrália. Sua mãe é alcoólatra e seu pai trabalhador, ambos muito ausentes em sua vida. Seu único amigo é seu galo de estimação. Max mora em Nova York, tem 44 anos, um amigo imaginário e sofre de Síndrome de Asperger. Ele também é solitário, e apesar de ter nascido judeu acabou se tornando ateu. A garotinha envia uma carta para um endereço aleatório escolhido a dedo na lista telefônica, contando um pouco da sua vida. Max, o destinatário, responde e assim nasce uma inocente relação por meio de cartas. O stop-motion aborda com sensibilidade temas fortes e ressalta o significado da amizade. Apesar da diferença de idade, eles se apegam muito um ao outro e este sentimento sobrevive a todos os altos e baixos da vida.

Sobre os comentaristas

Cíntia Teixeira dos Santos

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é assessora de comunicação do Sindicato dos Ferroviários e Metroviários do Litoral de Santa Catarina e assessora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Tubarão e Região. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Institucional e Jornalismo Sindical.

Erik Dorff Schmitz

É Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz (2011) e Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina (2015). É mestrando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa de Textualidades Híbridas, com ênfase em Teopoética. É bolsista CAPES e pesquisa nas áreas de Filosofia, Teologia e Literatura.