Projeto Cinema Mundo realiza sessão comentada de “Valsa com Bashir”

10/04/2019 18:06

Dando seguimento à temática animação, o Projeto Cinema Mundo exibe na próxima quinta-feira, 18/04, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária, o filme Valsa com Bashir, dirigido por Ari Folman. A sessão tem entrada franca e contará com os comentários de Marcelo Labes e Patrícia Galelli.

Sinopse

Aos 19 anos, o israelense Ari Folman serviu como soldado. Quando mais velho, já não se lembrava do conflito bélico no qual esteve envolvido, tampouco das ações praticadas lá. Depois de um encontro com um amigo, veterano da mesma guerra, Ari busca reconstituir a memória esquecida em meio aos sonhos recorrentes sobre o passado. Audacioso e original, Valsa com Bashir é um documentário animado, construído do ponto de vista dos soldados para nos colocar frente à dor e ao sofrimento da guerra. Por meio de depoimentos reais, o personagem-diretor constrói uma versão da história vivida, mas da qual não se sente parte, permitindo-lhe descobrir coisas sobre si mesmo das quais não gostaria de recordar.

Sobre os comentaristas

Marcelo Labes

Nasceu em Blumenau/SC, em 1984, e hoje reside na capital do estado. É autor de “Falações” [EdiFurb, 2008], “Porque Sim Não é Resposta” [Antítese, Hemisfério Sul, 2015], “O Filho da Empregada” [Antítese, Hemisfério Sul, 2016], “Trapaça” [Oito e Meio, 2016], “Enclave” [Patuá, 2018], “O Poeta Periférico [Edição do autor, 2018] e Paraízo-Paraguay [Caiaponte Edições, 2019o]. Integrou a mostra Poesia Agora (edição carioca), em 2017. Tem poemas publicados em InComunidade, Mallarmagens, Literatura & Fechadura, Livre Opinião – Ideias em Debate, Ruído Manifesto, Enfermaria 6, Revista Lavoura e Revista Vício Velho. Edita a revista eletrônica O Poema do Poeta, onde publica originais manuscritos, esboços e rabiscos de poetas e ficcionistas. É editor na Caiaponte Edições.

Patrícia Galelli

É escritora, artista, jornalista e produtora cultural. Mestre em Artes Visuais (Processos Artísticos Contemporâneos) pela Udesc. Publicou os livros “Carne Falsa” (Editora da Casa, 2013), “Cabeça de José” (Editora Nave, 2014 / Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), “Gávea” (selo Formas Breves/e-galáxia, 2014) e o livro de artista “Um Bicho Que” (Miríade Edições), com primeira edição em 2015 e segunda edição em 2016. Investiga os processos de escrita e suas articulações com a arte contemporânea.