Projeto Cinema Mundo realiza sessão comentada de “Irreversível”

06/08/2019 19:10

O Projeto Cinema Mundo inicia o segundo semestre do ano abordando o tema da violência e suas transgressões estéticas e conceituais. Em sua sessão de estreia, o ciclo Violências Várias apresenta Irreversível (Irréversible, França, 2002), de Gaspar Noé, dia 15 de agosto, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), com entrada franca. Após a sessão, os comentários de Raquel Maysa Keller e Allende Renck.

Sinopse

Em ordem cronológica inversa, acompanhamos uma noite derradeira na vida do casal Alex (Monica Bellucci) e Marcus (Vincent Cassel). Após uma festa, Alex é violentamente estuprada, levando Marcus e seu amigo Pierre (Albert Dupontel) a uma alucinada caçada pelas ruas de Paris em busca do estuprador.

Sobre os comentaristas

Raquel Maysa Keller

Possui mestrado em Letras (Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) pela UFSC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nessas áreas. Atualmente está cursando doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC e seu objeto de estudo envolve filmes da New French Extremity, que relacionam o feminino e o canibal.

Allende Renck

Crítico de arte, professor, curador e tradutor. Mestre em Poesia e Aisthesis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado em Letras pela mesma universidade. No momento trabalha na tradução da obra “Bad New Days: Art, Criticism, Emergency” do crítico de arte estadunidense Hal Foster e na montagem da exposição “Abysmos Gritantes”.