Projeto Cinema Mundo realiza sessão comentada de “Dançando no Escuro”

21/09/2019 23:38

“Você não precisa de olhos para ver.”

Continuando o ciclo Violências Várias, o Projeto Cinema Mundo apresenta Dançando no Escuro (Dancer in the Dark, Dinamarca/Alemanha/Holanda/Itália/EUA/Reino Unido/França/Suécia/Finlândia/Islândia/Argentina/ Noruega/Taiwan/Bélgica, 2000). Dirigido por Lars Von Trier, um dos autores do manifesto cinematográfico conhecido como Dogma 95, o filme arrebatou em Cannes a Palma de Ouro de Melhor Diretor e de Melhor Atriz. É nesta quinta-feira26/09, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU). Entrada franca. Após a sessão, os comentários de Clarice Fortunato Araújo e João Paulo Zarelli Rocha.

Sinopse

Selma (Björk) é uma imigrante checa e mãe solteira que vive nos Estados Unidos trabalhando incansavelmente em uma metalúrgica. Sua paixão por música, principalmente pelos antigos musicais de Hollywood, é que a permite sonhar e de certa forma fugir do seu drama; uma cegueira progressiva causada por uma doença hereditária. Em meio às horas de trabalho na fábrica, o tempo que passa com o filho e os ensaios no teatro, Selma luta pelo seu lugar no mundo.

Sobre os comentaristas

Clarice Fortunato Araújo

Possui doutorado em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora e escritora do romance “Da Vida Nas Ruas ao Teto dos Livros”, a ser lançado pela Pallas Editora.

João Paulo Zarelli Rocha

Mestrando bolsista CNPq do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC. Atualmente pesquisa literatura de banca estadunidense, em especial a revista Weird Tales, além de se interessar por literatura de terror, insólita e popular em geral e cultura de massa, em especial as multimídias interativas, videogames e cinema. É também membro do Núcleo de Estudos Literários e Culturais (NELIC) e trabalha como editor e tradutor para revistas e pesquisadores da mesma instituição.