Projeto Cinema Mundo realiza sessão comentada de “Tom na Fazenda”

17/10/2019 19:36

O Projeto Cinema Mundo apresenta o sexto capítulo do ciclo Violências Várias. Escrito, dirigido e estrelado por Xavier Dolan, Tom na Fazenda (Tom à la ferme, França/Canadá, 2013) teve sua primeira exibição no Festival de Cinema de Veneza, onde foi indicado ao Leão de Ouro de melhor diretor. A sessão é na próxima quinta-feira, 24/10, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU). Ao fim, os comentários de Lourdes Martínez-Echazábal e Paulo Valente. Entrada franca.

Sinopse

Tom (Xavier Dolan) vai até a fazenda onde mora a família de seu amado Guillaume, recém-falecido. O violento Francis (Pierre Yves-Cardinal), decidido a manter em segredo a orientação sexual do finado irmão, obriga Tom a inventar Sarah, uma namorada de Guillaume que está para chegar a qualquer momento. Tom não vê outra saída senão passar os dias na fazenda sendo alguém que ele não é, mas quando a situação começa a fugir do controle e uma avalanche de intrigas ameaça ruir a teia de mentiras, ele percebe que aquele jogo pode lhe custar a vida.

Sobre os comentaristas

Lourdes Martínez-Echazábal

É Professora Emérita de Estudos latino-americanos e latinos na University of Califórnia, Santa Cruz e Professora Visitante na Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Sua pesquisa centra-se principalmente em questões de raça, gênero e sexualidade na literatura, cinema e cultura da América Latina.

Paulo Valente

Graduado em Letras – Língua Portuguesa e em Jornalismo, Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPa), com período-sanduíche na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Foi professor substituto de Literatura na UFPa e Universidade do Estado do Pará (UEPa). Atualmente é doutorando em Literatura na UFSC, na linha de pesquisa Crítica feminista e Estudo de Gênero.