Projeto Cinema Mundo realiza sessão comentada de “Salò ou os 120 dias de Sodoma”

05/11/2018 21:19

 

A próxima sessão do Projeto Cinema Mundo apresenta Salò ou os 120 Dias de Sodoma (1975, Itália/França). Dirigido por Pier Paolo Pasolini, o filme remonta a época do fascismo de Mussolini e foi inspirado no livro “120 Dias de Sodoma”, escrito pelo Marquês de Sade. A exibição ocorrerá na quinta-feira (08/11) às 18:30h, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com Caroline Marins e Iur Gomez como debatedores da noite.

Sinopse

Em 1944, na cidade de Saló ocupada por nazistas, no norte da Itália, quatro fascistas sequestram 16 jovens saudáveis e os aprisionam em um palácio perto de Marzabotto. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade, sendo que três delas relatam as histórias de Dante e de Sade, e a quarta acompanha ao piano. Na mansão vigiada por guardas, os fascistas vão cometer todo tipo de experiências com os jovens, que passam a ser usados como uma fonte de prazer sexual, masoquismo e morte.

Sobre os comentaristas
Caroline Marins
Produtora Audiovisual. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Estudou Produção Executiva e Produção de Campo no Mercado Internacional na EICTV – Cuba. Pós Graduanda em Cinema e Linguagem Visual. Foi presidente da Cinemateca Catarinense / ABD-SC e diretora da ABD Nacional; Conselheira Municipal de Cultura de Caçador. Atualmente é membro do Conselho Fiscal e de Ética do SINTRACINE. Além da produção audiovisual, foi curadora e produtora de mostras e festivais e selecionadora de editais de cultura e audiovisual.
Iur Gomez
Graduando em Filosofia, é roteirista e documentarista, realizou os médias documentais “Paulo Companheiro João”, em 2005, e “Dyckias – tempos de extinção”, em 2006, ambos Prêmio DocTV. Ainda os médias documentais “Imensidão”, em 2012, e “Corredores”, 2017, ambos em co-direção. Dois curtas se somam ao seu currículo como roteirista e diretor: “S. Gentil e o Orocongo” e “d’arte de matar porcos”, em fase de finalização. Foi presidente do Fundo Municipal de Cinema – Funcine/Florianópolis no biênio 2007-2009 e da Associação Cinemateca Catarinense/ABD-SC em 2011. Atualmente é roteirista no Telelab/UFSC.