Projeto Cinema Mundo realiza primeira live

10/09/2020 14:34

Descrição da imagem #ParaTodosVerem #ParaCegoVer: banner-convite com quadro de filme contendo um homem e uma mulher sentados num sofá distantes e sérios, acima da foto os dizeres “A Estrada Perdida” e “Lost Highway (David Lynch, 1997). Abaixo da foto, a logo do Cinema Mundo, os dizeres “LIVE no Instagram do Cinema Mundo”, abaixo “19h00 / 10/09, quinta-feira” e abaixo “Debatedor convidado: José Cláudio Morelli Matos”.

 
Procurando redesenhar as ações cineclubistas do Projeto Cinema Mundo neste momento de pandemia, organizamos um ciclo de lives para a curadoria virtual “cinema de estrada”. O intuito é reproduzir minimamente nossas sessões presenciais de debates de filmes.

Os debates virtuais acontecerão quinzenalmente às quintas-feiras, pelo Instagram do projeto (@cinemamundo.ufsc), às 19 horas. Comporemos a conversa sobre o filme selecionado por um integrante do projeto na mediação e por um/a convidado/a.

A primeira live do ciclo será hoje, dia 10 de setembro, sobre “A Estrada Perdida” (Lost Highway, David Lynch, 1997). O debate contará com os comentários de José Claudio Morelli Matos e com a mediação de Leonardo Ripoll.

Sobre o filme:

Fred Madison, um saxofonista, é acusado sob circunstâncias misteriosas de assassinar sua esposa. No corredor da morte, ele inexplicavelmente transforma-se em um jovem chamado Pete Dayton. Quando Pete é solto, seu caminho e o de Fred cruzam em uma rede surreal de intrigas e escolhas ressonantes.

Sobre os participantes:

José Claudio Morelli Matos

Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina em Filosofia da Educação. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Teoria do Conhecimento e Ética. Desenvolve estudos sobre teorias naturalistas da cultura, Filosofia da Informação e teoria da comunicação e informação.

Leonardo Ripoll

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC) e Graduado em Biblioteconomia – Gestão da Informação (UDESC). Possui experiência nas áreas de Sistemas de Informação, Psicologia e Ciência da Informação. Atua principalmente nos seguintes temas: desinformação, confiabilidade informacional, filosofia da informação e disseminação da informação. E também nas intersecções entre Cinema, Literatura e Informação.