Live de lançamento do e-book “Violências várias: estudos da brutalidade no cinema”

11/07/2022 16:00

Descrição da imagem

[Descrição da imagem no texto alternativo.]

Depois de um pequeno hiato em relação às atividades do Cinema Mundo, retornamos nesta próxima quinta-feira, dia 14 de julho, às 19 horas, com o lançamos do e-book “Violências várias: estudos da brutalidade no cinema”, organizado por Leonardo Ripoll, Marcio Markendorf e Andrey Lehnemann.

São convidados para um debate sobre violência no cinema: Julio França (UERJ), renomado pesquisador sobre o mal na ficção; Daniel Medeiros (Unisul), crítico de cinema e doutorando em Ciências da Linguagem, com pesquisas na área do horror; e Andrey Lehnemann (UFSC), jornalista, crítico de cinema e mestrando em Literaturas, com trabalho sobre folk horror.

Violências várias: estudos da brutalidade no cinema” foi a aposta de curadoria do Cinema Mundo para o segundo semestre de 2019 e contou com filmes que abordaram a violência em diferentes facetas: simbólicas, materiais, emocionais, sexuais, sociais, políticas, ecológicas, culturais, religiosas. Foram 9 filmes selecionados, 9 sessões comentadas, 19 pessoas convidadas para o debate, montante que resultou em 14 artigos críticos e 1 prefácio teórico sobre o apelo estético da violência, este assinado por um pesquisador convidado. Dentre os textos reunidos no volume há trabalhos em coautoria e outros que funcionam como duas tomadas para uma mesma cena, com visões distintas sobre uma mesma obra audiovisual.

Quem quiser conferir o livro com antecedência para se preparar para a live de lançamento, pode baixá-lo gratuitamente aqui.

Gostaríamos de reafirmar que somos o único cineclube com uma publicação própria da área de cinema, o que amplia a superfície extensionista do projeto e penetra em instâncias de pesquisa e ensino na área do audiovisual.

INFORME: O Cinema Mundo prevê o retorno das atividades presenciais no Auditório Elke Hering, da Biblioteca Central da UFSC, no segundo semestre de 2022.