Cineclube Cinema Mundo realiza sessão comentada de “Crimes do futuro”

06/03/2023 15:02

“Crimes do futuro” (David Cronenberg, 2022) é a exibição comentada que promove o retorno presencial do cineclube Cinema Mundo e abre a curadoria do semestre 2023-1 sobre pós-humanismo. A exibição acontece no dia 16 de março, quinta-feira, às 18h30, no no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária Central (UFSC).

Recordamos que as atividades do cineclube são gratuitas, abertas à comunidade (interna e externa), ocorrem de forma quinzenal, às quintas-feiras, e adotamos desde 2012 uma perspectiva aberta e acolhedora a debates interdisciplinares entre convidados/as/es e público.

Sobre o filme:
Os humanos se adaptam a um ambiente sintético, com novas transformações e mutações. Com a ajuda de Caprice (Léa Seydoux), Saul Tenser (Viggo Mortensen), artista performático de celebridades, mostra publicamente a metamorfose de seus órgãos em polêmicas performances de vanguarda pós-humanas.

Sobre as debatedoras:
Alyne Michelle Botelho é doutoranda na área de Nutrição pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Mestrado em Nutrição e Graduação em Nutrição pela mesma instituição.

Bianca Scliar Cabral é artista multimídia, com foco em performance e vídeo nas intersecções entre a dança e as artes visuais. Possui doutorado em Artes e Filosofia pela Concordia University (Montreal/Canadá). É professora de técnicas corporais e danças no Curso de Teatro no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UDESC. Tem mestrado em Public Art And New Artistic Strategies pela Bauhaus Universität Weimar, BHU, Alemanha. Formou-se em Artes Visuais pela UDESC.

Sobre o mediador:
Daniel Serravalle de Sá, coordenador convidado do Cinema Mundo, é professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando, ainda como docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit/UFSC) e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS). Desenvolve pesquisa na área de literatura e outras artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária e cultural, literatura e história, análise de filmes.