Cinema Mundo retoma atividades com a curadoria “pós-humanismo”

06/03/2023 14:40

Retornaremos às atividades presenciais do cineclube na primeira quinzena de março de 2023, com uma nova equipe, formada por Daniel Serravalle de Sá, Anne Moraes e Clarissa Kellermann de Moraes. Na curadoria de 2023-1, o Cinema Mundo apresentará uma pequena seleção de filmes para promover debates sobre o pós-humanismo.

O pós-humanismo, em linhas gerais, pode ser entendido como a denominação atribuída às correntes de pensamento surgidas depois do Renascimento, momento em que surgiu pela primeira vez o conceito de Humanismo. Do século XIV para cá muita coisa mudou e, especialmente, com as impactantes transformações surgidas em fins do século XX, é impossível pensar o humano e o humanismo sob uma perspectiva tão datada. Em certos campos, por exemplo, como o da ontologia dos seres, seria até preferível tratar de uma época pós-humana, sobretudo após décadas de intervenções corporais. Nem tão longe das inovações tecnológicas imaginadas pela ficção, estamos a conviver simbioticamente cada vez mais com ciborgues, robôs e outras inteligências artificiais. A urgência de uma nova consciência ecológica tem sido propagada pelas discussões acadêmicas sobre transhumanismo e antropoceno. O cenário é amplo, atual e bastante fértil para a discussão.

O pós-humanismo levanta muitas as perguntas e temos certeza de que nossas exibições comentadas não vão decepcionar. O modelo segue o mesmo: dois convidados de áreas distintas trazendo seus pontos de vista para compartilhar com a plateia e instigar um diálogo horizontal. Nos encontramos em breve então?

Acompanhem nossa programação aqui, na página institucional, no perfil do Instagram (@cinemamundo.ufsc) ou na nossa página no Facebook.