Cineclube Cinema Mundo realiza sessão comentada de “Ex Machina”

31/05/2023 17:38

Na próxima sessão do Cinema Mundo, as discussões sobre pós-humanismo terão como ponto de foco o atualíssimo tema da inteligência artificial e os limites cognitivos entre o humano e a máquina.

O cineclube exibirá em  22 de junho, quinta-feira, às 18h30, no auditório Elke Hering da BU, o filme “Ex Machina: instinto artificial” (Ex Machina, Alex Garland, 2014). Neste longa-metragem, o jovem e brilhante programador, Caleb, é convidado por seu chefe a aplicar um “teste de Turing” na inteligência artificial Ava. Ao longo do processo, Ava ganha um corpo – feminino – e Caleb acaba revelando que ela será desligada ao final do teste, mas Ava não quer encerrar seus processos de aprendizagem, conhecimento e pensamento. A partir desse ponto o filme se desenrola com consequências imprevisíveis.

Ex Machina aborda nossos receios sobre o presente e o futuro das inteligências artificiais, questionando: será que a nossa humanidade é apenas uma repetição de padrões? Seriam nossos comportamentos individuais meros códigos, ainda que orgânicos? A exibição comentada é gratuita e aberta à comunidade.

Sobre os/as convidados/as para o debate:

Patrícia Della Méa Plentz é professora do Departamento de Informática e Estatística e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina. É doutora em Engenharia Elétrica (UFSC), mestra em Ciências da Computação (UFSC), com graduação em Ciência da Computação (UNICRUZ).

Alberto Oscar Cupani professor aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. É doutor em Filosofia pela Universidad Nacional de Córdoba (UNC), com graduação em Filosofia na mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Paris 7 na área de Ciências Humanas.

Sobre o mediador:
Daniel Serravalle de Sá, coordenador convidado do Cinema Mundo, é professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa na área de literatura e outras artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária e cultural, literatura e história, análise de filmes.

O Cinema Mundo há 11 anos promove debates interdisciplinares sobre curadorias diversas e instiga a produção de conhecimento horizontal em suas sessões comentadas. Participe conosco. 😊