Sobre o Projeto

O Projeto Cinema mundo é um projeto de extensão, idealizado e executado por meio da parceria entre o Curso de Cinema da UFSC e a Biblioteca Universitária (BU), e tem por objetivo promover o fomento à cultura por meio da exibição e debate de filmes selecionados em sessões gratuitas e abertas à comunidade universitária e à comunidade em geral.

Recebe esse nome por tentar expressar a produção cinematográfica como um lugar sem fronteiras, uma vez que as narrativas audiovisuais são encaradas como produto artístico da humanidade. Por isso, a programação não privilegia um tipo especial de cinema – o de gênero ou de autor, por exemplo – tampouco valoriza as obras somente por seu local de produção e pelos essencialismos temáticos associados às identidades nacionais – adjetivos pátrios que, segundo o senso comum, parecem suficientes para opor-se a uma ideia de cinema comercial ou de eixo como parece estar inscrito em rótulos do tipo cinema asiático, cinema latino-americano ou cinema japonês.

A razão de o Projeto ser elaborado com base nesse posicionamento é não emitir juízos de valor vazios, inconsistentes ou estereotipados, especialmente aqueles que relacionam o cinema americano a um traço essencialmente comercial ou atribui a todo produto europeu o status de cinema de arte. Todos os filmes da programação, segundo esse entendimento, recebem a mesma disciplina de interesse, de questionamento e de avaliação, sobretudo porque aposta em debates interdisciplinares com capacidade para ampliar a leitura analítica e cultural do filme (texto, contexto, intertexto, técnica etc.) e possibilitar uma maior abertura das obras cinematográficas exibidas para o público espectador.

Em sua primeira edição, ocorrida em 2012, foram exibidos filmes adaptados ou inspirados em obras literárias, trazendo à discussão leituras e análises interdisciplinares realizadas por debatedoras/es convidada/os.

Em 2013 a programação foi pensada em parceria com o Instituto de Estudos de Gêneros (IEG) e teve por objetivo viabilizar discussões acerca do cinema de gêneros e dos estudos de gênero nos cinemas. Neste sentido, para a edição Cinema Mundo: gêneros e transgêneros foram exibidos filmes que retrataram questões de gênero, raça-etnia, deficiência, questões geracionais, sexualidade, representações, identidades, dentre outros temas.

Em 2014, o Projeto Cinema Mundo, contou com a curadoria e mediação dos professores do Curso de Cinema Fernanda Friedrich e Marcio Markendorf. A cada mês foi contemplada uma temática, diretor ou gênero específico, tendo início no mês de agosto, com a temática Agosto Musical. Foi a partir de então que as sessões passaram a ser quinzenais, e os debates gravados em aúdio e disponibilizados no repositório do projeto.

Em 2015  a temática escolhida foi “Heroínas”, com a exibição de filmes protagonizados por mulheres, instigando o debate em torno das mais diversas questões que permeiam o universo feminino.

No primeiro semestre de 2016, o projeto abordou os filmes de culto (ou cult movies), classificação atribuída àquelas produções que acabam por atrair uma legião de fãs e organizar em torno de si uma espécie simbólica de liturgia.

Para o segundo semestre de 2016, o gênero do horror contemporâneo, em todas suas vertentes (política, social, sexual, entre outras), foi abordado como temática das sessões.

O início de 2017 continuou com a temática “Expressões do horror”, exibindo e discutindo obras de vários países que utilizam desta estética para narrar suas histórias fílmicas.

O segundo semestre de 2017 inicia com uma nova temática, chamada “Cinema brasileiro contemporâneo”, que contemplará as últimas produções nacionais dentro do cinema.

A programação conta com sessões comentadas quinzenais, sempre às quintas-feiras, às 18h30min, no auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC.