Exibição seguida de Debate do filme “A professora de piano”

16/05/2013 23:09

 

O Projeto Cinema Mundo exibe na quinta-feira, 23 de maio, A professora de piano (La Pianiste, Michael Haneke, 2001), filme roteirizado e dirigido por Michael Haneke.  A sessão acontecerá às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC.: Aglair Maria Bernardo, a debatedora desta ocasião, é graduada em Comunicação Social e doutora em Literatura pela UFSC. Atualmente é Coordenadora do Curso de Cinema.

A entrada é franca.

 

Sobre o filme

Erika Kohut (Isabelle Huppert) trabalha como professora de piano no Conservatório de Viena. Ela não bebe nem fuma, vivendo na casa de sua mãe (Annie Girardot) aos 40 anos. Quando não está dando aulas Erika costuma frequentar cinemas pornôs e peep-shows, em busca de excitação. Logo ela inicia um relacionamento com Walter Klemmer (Benoît Magimel), um de seus alunos, com quem realiza vários jogos perversos.

Produção: Áustria/França, 2001.

 

Curiosidades

Apesar de ter sido rodado em 2001, quando o nome de Haneke ainda não possuía a relevância dos dias atuais, o filme causou polêmica em sua época.E não é à toa. O diretor escolhe como cenário o culto e refinado ambiente da docência musical para mostrar o que lhe há de mais repugnante; uma professora autoritária, que humilha e reprime o enorme talento de seus alunos, e que ao mesmo tempo é capaz de demonstrar uma sexualidade das mais perversas.

Haneke já foi chamado de “o cineasta da crueldade” e, de fato, há cenas no filme que são verdadeiras sessões de tortura para alguns espectadores. No entanto, é uma tortura que vale a pena.