Exibição seguida de Debate do filme “Minha vida em cor-de-rosa”

21/06/2013 18:22

O Projeto Cinema Mundo exibe na quinta-feira, 27 de junho, Minha vida em cor-de-rosa (Ma vie en rose, 1997), filme do do diretor belga Alain Berliner. A sessão especial acontecerá às 12h30, no Auditório Elke Hering, Biblioteca Universitária da UFSC.  Nesta sessão teremos os comentários de Felipe Fernandes,  pós-doutor em Estudos de Gênero (PPGICH/UFSC) e Anthropologie Sociale (EHESS/Toulouse). Felipe atua como pesquisador associado no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, (NIGS);  interessando-se pelos termas de políticas públicas de gênero e sexualidades, e práticas de associativismo em movimentos LGBTTT e feministas.

A entrada é franca.

Sobre o filme

Minha vida em cor-de-rosa retrata o drama comovente de um menino que, desde muito cedo, apresenta fortes tendências homossexuais. O protagonista, Ludovic Fabre, cresce acreditando ser uma garota em um corpo masculino e pensa que um dia se tornará uma menina de verdade. Suas idéias e atitudes incomuns vão contra os valores e costumes de sua sociedade, fazendo com que ele e toda sua família sofram uma grande repressão.

Produção: França, Bélgica e Inglaterra.

Curiosidades

O filme aborda a temática da transsexualidade de uma forma absolutamente igualitária e respeitosa, e por isso, é bastante usados em aulas de cursos superiores que ocupam-se dessas questões. Na fotografia, as cores vivas mostram-se onipresentes, muitas vezes intercalando tons de vermelho e rosa, para dar um ar mais feminino ao filme. Minha vida em cor-de-rosa foi indicado ao BAFTA, Satellite Awards e vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.