Exibição seguida de Debate do filme “Transamérica”

05/07/2013 08:00

O Projeto Cinema Mundo exibe na quinta-feira, 11 de julho, Transamérica (Transamerica, 2005),  filme do diretor e roteirista estadunidense Duncan Tucker. A sessão acontecerá às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. A debatedora desta ocasião será  Cláudia J. L. Costa, professora de Teoria Literária na UFSC e pesquisadora pelo CNPq na área, com ênfase  na interseção entre as teorias feministas, traducão cultural e as teorias pós-coloniais e descoloniais nas Américas.

A entrada é franca.

Sobre o filme:

Bree Osbourne (Felicity Huffman) é uma orgulhosa transexual de Los Angeles, que economiza o quanto pode para fazer a última operação que a transformará definitivamente numa mulher. Um dia ela recebe um telefonema de Toby (Kevin Zegers), um jovem preso em Nova York que está à procura do pai. Bree se dá conta de que ele deve ter sido fruto de um relacionamento seu, quando ainda era homem. Ela, então, vai até Nova York e o tira da prisão. Toby, a princípio, imagina que ela seja uma missionária cristã tentando convertê-lo. Bree não desfaz o mal-entendido, mas o convence a acompanhá-la de volta para Los Angeles.

Produção:  Estados Unidos

Curiosidades:

A idéia do roteiro de Transamerica surgiu após uma conversa entre o diretor e roteirista Duncan Tucker e a atriz transexual Katherine Connella. Enquanto conversavam sobre a percepção feminina e masculina, Connella surpreendeu Tucker ao lhe contar que havia nascido como homem. Os dois já haviam dividido a mesma casa por 4 meses, sem que o diretor desconfiasse que ela fosse transexual.

O filme, apesar de ser um drama, nos faz rir em alguns momentos. No entanto, isso não impede que Transamérica traga à tona reflexões importantes sobre identidade de gênero. Para entender melhor os muitos conceitos que o filme traz, é aconselhável que você leia esta interessante resenha.