Exibição seguida de Debate do filme “A pele que habito”

19/08/2013 15:38

O Projeto Cinema Mundo exibe na quinta-feira, 22 de agosto, A pele que habito (La piel que habito, 2011), filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. A sessão acontecerá às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. A debatedora desta sessão será Maise Zucco doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.

A entrada é franca

Sobre o filme

Roberto Ledgard (Antonio Banderas) é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma (Bianca Suárez). Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe, que teve o corpo inteiramente queimado após um acidente de carro e, ao ver sua imagem refletida na janela, se suicidou. O médico de Norma acredita que esteja na hora dela tentar a socialização com outras pessoas e, com isso, incentiva que Roberto a leve para sair. Pai e filha vão juntos a um casamento, onde ela conhece Vicente (Jan Cornet). Eles vão até o jardim da mansão, onde Vicente a estupra. A situação gera um grande trauma em Norma, que passa a acreditar que seu pai a violentou, já que foi ele quem a encontrou desacordada. A partir de então Roberto elabora um plano para se vingar do estuprador

Produção: Espanha

Curiosidades

O filme marca a volta de Antonio Banderas para os filmes de Almodóvar. O ator não trabalhava nos filmes do autor desde 1990. Com orçamento de 13 milhões de dólares, as filmagens ocorreram entre agosto e novembro de 2010. As referências ao Brasil são comuns nos filmes de Almodóvar, e em “A pele que habito”, isso se dá pelos protagonistas, que são brasileiros; a trilha sonora, que toca música brasileira; e finalmente, ao próprio cenário, que exibe em algumas cenas uma pintura da brasileira Tarsila do Amaral.