Live sobre o filme “Rafiki”

04/10/2021 13:02

Descrição da imagem

#ParaTodosVerem #DescriçãoDaImagem: banner-convite com quadro de filme que mostra duas jovens de pele negra, a da esquerda usando um boné rosa virado para trás e a da direita com trancinhas cor-de-rosa, ambas rindo largamente. Ao fundo, uma lagoa. Acima da foto os dizeres “RAFIKI” e “(Wanuri Kahiu, 2018)”. Abaixo da foto, a logo do Cinema Mundo, os dizeres “LIVE no Instagram do Cinema Mundo”, abaixo “19h00┃07/10, quinta-feira” e abaixo “Comentários por: Amanda Rauber Rita, Daniela Stoll, Sol Guiné e Renata Santos”. Na base inferior, a logo do Cine Paredão junto da palavra “Apoio”, a logo da UFSC PROEX junto de “Promoção” e as logos da BU e do Cinema UFSC junto da palavra “Realização”.

A terceira live do ciclo “cinema LGBTQIA+” será nesta quinta-feira, dia 07 de outubro, sobre o filme “Rafiki” (Wanuri Kahiu, 2018). O debate ocorrerá às 19h no Instagram (@cinemamundo.ufsc) e contará com os comentários de Amanda Rauber Rita, Daniela Stoll e Sol Guiné, além da mediação de Renata Santos.

Sobre o filme

As jovens quenianas Kena e Ziki são grandes amigas e, embora suas famílias sejam rivais políticas, as duas continuaram juntas ao longo dos anos, apoiando uma a outra na batalha pela conquista de seus sonhos. A relação de amizade transforma-se em um romance que passa a afetar a rotina da comunidade conservadora em que vivem. Elas então precisam escolher entre viver este amor intensamente, desafiando as leis do Quênia, ou se distanciar para ter uma vida segura.

Sobre o debate

Amanda Rauber Rita

Possui graduação em Cinema pela UFSC. Durante sua graduação realizou a montagem de vários curtas, webséries, videoclipes e vídeos experimentais, dentre eles alguns TCCs e projetos de extensão conduzidos por professores dos cursos de Cinema e Artes Cênicas. Além disso, participou do projeto de extensão Poéticas da Alteridade e da Diversidade, onde dirigiu e editou três mini-documentários durante a ocupação na UFSC no ano de 2016. Atualmente trabalha como editora no projeto de Doutorado do professor Daniel Leão e é designer e editora de vídeos na empresa Unfair Advantage.

Daniela Stoll

Escritora e pesquisadora. Seu romance “Do lado de dentro do mar”, que aborda questões urbanas de Florianópolis pela perspectiva de três protagonistas mulheres, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2019, na categoria autor estreante. Participou com contos em A resistência dos vaga-lumes: antologia brasileira escrita por LGBTQs (Editora Nós, 2019) e na Revista Texturas (Florianópolis, 2020). É Mestra em Literatura e graduada em Arquitetura e Urbanismo. Atualmente cursa o doutorado em Literatura, na Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche na Universidade de Lisboa.

Sol Guiné

Formada em Turismo e Terapia Holística e Produção Cultural, este último pelo Instituto Tomie Ohtake. Atualmente estuda Marketing em eventos. É fundadora do Clube Lesbos e mediadora da Fllesbi+ e brechozeira fundadora do Brecho Temporary. A vida lhe deu o privilégio de ser lésbica e de poder ter contato com todas as suas obras e ajudar na disseminação desse conteúdo para que mais mulheres lésbicas sejam visíveis.